A história da FCB Trading Global começa com uma tragédia. Em julho de 1975 uma massa de ar frio atípico se deslocou da Antártida e veio soprar no norte do Estado do Paraná e devastou a maioria das fazendas de café, congelando o solo, deixando os pés de café da cor negra e completamente estéreis. O evento ficou conhecido como Geada Negra e a Família Basso era uma das várias famílias afetadas pelo desastre climático.
Em 1985 o solo paranaense ainda não havia se recuperado completamente da Geada Negra, porém, Antônio Basso, patriarca da família, já havia conseguido superar as dívidas e angariado alguns recursos para poder se aventurar com segurança por outras regiões do Brasil. Ele levava consigo a mulher, os dois filhos e muita esperança na caçamba da caminhonete.
Devido a muitas pesquisas e indicações, Antônio desembarcou de mala e cuia na cidade de Franca, bem ao note do Estado de São Paulo. Nesse período a cidade vivia grande pujança econômica, tanto na agricultura quanto na indústria. Com um clima, altitude e solo perfeitos para o cultivo do café, Antônio pôde empregar toda sua expertise no sítio recém adquirido e para complementar a renda, passou a exercer uma outra função ao qual era expert: a administração de fazendas por contrato, já que muitos industriais queriam investir no café, mas não tinham conhecimento aprofundado sobre o real manejo.
Em 1990, Antônio Basso era um verdadeiro sucesso na região de Franca devido ao trabalho como cafeicultor e administrador. Assim, através da enorme rede de contatos, ele obteve várias oportunidades, entre elas a possibilidade de adquirir uma propriedade no Estado da Bahia. O Governo queria uma expansão da agricultura no cerrado e ofereceu terras por um preço acessível para agricultores experientes. Antônio abraçou o desafio e comprou uma propriedade na região de Cocos. Porém, ao chegar às terras, se deparou com a dificuldade hídrica. O solo era muito bom, porém para que a água chegasse ao campo, ele deveria modificar o modo de plantio e escolheu o manejo de irrigação através do pivô central, onde o campo, ao invés de ter uma forma retangular, deveria ser circular e estabelecer também uma nova maneira de colheita. Todos os ajustes prontos, Antônio Basso conseguiu produzir um café arábica tão bom quanto o que produzia na região de Franca. Outro grande feito para as habilidades do encantador de plantas.
Com os filhos, Fabiano e Fabrício Basso, crescidos, formados e dando assistência full-time ao pai, Antônio resolve expandir suas fronteiras. Dominado o plantio do café e mantendo a mesma excelência ele passa a plantar soja e milho, além da criação de suínos, bovinos e frango para o fornecimento de carnes e derivados. Além das fazendas de Franca e de Cocos no oeste do Estado da Bahia, Antônio adquire outra, seguindo a Rodovia Federal 135, na cidade de Barreiras e mais uma na região de Formosa do Rio Preto, continuando na mesma rodovia, quase na divisa com o Estado do Piauí. Devido à alta demanda dos produtos de qualidade, Antônio, Fabiano e Fabrício resolvem inaugurar o Grupo Basso, com diferentes frentes de modo a organizar sua ampla produção. Com o Grupo Basso vieram as empresas: Oeste Agro, Café Penhasco e a Basso Carnes Nobres.
A Família Basso sempre manteve seus negócios a passos seguros, porém ninguém disse com que velocidade esses passos deveriam ser dados. Assim, Fabiano Basso, enxergando uma oportunidade de escoar a demanda excedente resolveu abrir uma companhia de exportação com sede em São Paulo em ligação direta com o Porto de Santos. Nasceu então a FCB Trading, uma intermediária para o escoamento internacional dos próprios produtos.
Agora a Família Basso estava organizada com origem e destino, ou seja, enquanto o engenheiro agrônomo Fabrício Basso tocava junto com o pai as fazendas, Fabiano, o advogado, dava vasão comercial à produção. Como as laranjas não caem longe do pé, Fabiano fez um espetacular network e descobriu diversas necessidades no mercado internacional que ele, como intermediário, poderia suprir. Assim a FCB Trading implantou uma sede no Reino Unido (que veio a se tornar a matriz), depois veio a sede na China e mais recentemente em Ras Al Khaimah, nos Emirados Árabes Unidos, dando origem a FCB Trading Global, que também possui fortes parceiros na África e na Oceania, onde futuramente, haverão sedes da companhia.
A Família Basso planeja e age, respeitando as leis brasileiras e as normas internacionais. O Grupo Basso compactua com as normas sócio ambientais devolvendo recursos para a natureza e gerando empregos de maneira justa e honrada para mais de 700 famílias. O Grupo Basso traz junto de sua ambição um compromisso sério com as pessoas, com um país e com o futuro.